4ª Feira de Trabalho, Emprego e Renda movimenta Campus da UNEB em Itaberaba

Esta edição teve como tema central “As Novas Transformações do Mundo do Trabalho”.
Em sua quarta edição, a Feira de Trabalho, Emprego e Renda reuniu, no último dia 23 de abril, estudantes, professores, lideranças locais e a comunidade do entorno, no Campus XIII da UNEB, em Itaberaba.

Evento reuniu gestores da UNEB e lideranças locais de Itaberaba.
O evento, fruto da parceria entre a UNEB e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), teve como tema central “As Novas Transformações do Mundo do Trabalho”.
A iniciativa é coordenada pelo professor Ricardo Moreno, secretário Especial de Articulação Interinstitucional (SEAI) da Universidade. “As transformações no mundo do trabalho exigem novos olhares, e aqui conseguimos reunir diferentes perspectivas, promovendo um debate que fortalece a formação dos estudantes e impulsiona o desenvolvimento local. Toda a equipe envolvida fez um trabalho belíssimo, construindo pontes entre educação, inovação e mercado”, afirmou.
A diretora do Campus de Itaberaba, Maeve Mascarenhas, celebrou o sucesso do evento e enfatizou a relevância de sua realização no município. “Desde o início, fiquei muito feliz com a proposta da feira, por vários motivos. Ter um evento desse porte aqui em Itaberaba é motivo de orgulho para nossa comunidade acadêmica e para a cidade. Esse tipo de iniciativa fortalece a presença da universidade no território, promove o acesso a novas oportunidades e reafirma o papel da UNEB como agente de transformação social”, destacou.
Estudantes em foco: teoria e prática em diálogo
O evento foi aberto ao público e gratuito, oferecendo um ambiente propício para estudantes discutirem temas como formação acadêmica, inovação no mercado e construção de carreira.

Estudantes do Campus de Itaberada participaram de diversas atividades.
Ana Clara Cruz, estudante do Campus XIII, reforçou a relevância das ações extracurriculares promovidas pela UNEB: “A UNEB é mais que um espaço de estudo, é também espaço de pensar o nosso futuro profissional de maneira prática, a partir de ações que nos aproximam do mercado de trabalho, como essa feira maravilhosa.
O professor da universidade, André Moreno, ressaltou o papel estratégico da universidade diante das mudanças no mundo do trabalho. “A universidade tem um papel fundamental nesse novo cenário: mais do que formar profissionais, precisamos formar cidadãos preparados para lidar com as transformações sociais e econômicas em curso. Promover eventos como essa feira é criar oportunidades concretas para que nossos estudantes possam pensar em projetos de vida que transcendam a subsistência e busquem realizações mais amplas”, afirmou.
Integração e fortalecimento institucional

A Feira reservou oficinas, palestras e exposição de artesanato.
A terceira edição da Feira de Trabalho e Renda também foi um espaço de articulação institucional importante para a UNEB e o município de Itaberaba, reunindo representantes e lideranças do mundo do trabalho. “Aqui em Itaberaba conseguimos reunir diversas forças e consolidar projetos que já estão sendo realizados”, destacou novamente Ricardo Moreno.
Danilo Pinto, liderança local, complementou: “A importância desse evento é enorme para toda a comunidade, pois aproxima quem busca uma oportunidade daqueles que podem oferecê-la.”
Programação rica e oficinas práticas
A programação da feira incluiu palestras, orientação profissional, oficinas de aprimoramento dos estudos, informações sobre processos seletivos e sobre o mercado de trabalho atual.
Um dos destaques foi a oficina de Produção Jornalística para a Internet, que resultou em registros dinâmicos e participativos do evento. Todo o conteúdo produzido pelos cursistas está disponível nas redes oficiais da UNEB.
Texto: Wânia Dias/Ascom
Fotos: Antônio Carvalho/Ascom